Meu nome é Claudia Menezes, criei um grupo de psicólogos no Whatsapp, objetivando troca de conhecimentos, ajuda mútua e sobretudo, respeito pelo próximo.

Esse grupo se tornou maravilhoso, equilibrado, com muitas pessoas inteligentes, competentes e gentis. Seguimos juntos desde 17 de maio de 2017, compartilhando conhecimentos, sonhos e apoiando uns aos outros.

Neste momento, de medo, incertezas e sofrimentos, convidei o grupo para participar de um trabalho voluntário, foi então que algumas dessas pessoas se mostraram com muita vontade de trabalhar neste acolhimento ao próximo e agora estamos aqui, nos colocando com todo profissionalismo e ética visando contribuir de alguma maneira para o bem-estar das pessoas que nos procurarem.

Portanto, estamos aqui seguindo as regras do Conselho, seguindo o código de ética e, sobretudo colaborando com a sociedade, doando nosso conhecimento, tempo e respeito por cada pessoa que nos procura.

PRECISA DE AJUDA?

Somos um grupo de psicólogos que tomamos a inciativa em prestar serviço às pessoas que se encontram angustiadas, ansiosas ou deprimidas diante do cenário de emergência em saúde mental que estamos vivenciando, devido a disseminação do Coronavírus Disease (COVID – 19).

Este serviço é voluntário, sem fins lucrativos nos meses de março e abril, podendo se estender, se necessário.

Nosso objetivo é acolher, oferecer suporte psicológico adequado nesse momento de crise.

É importante ressaltar que o atendimento prestado pelos profissionais aqui cadastrados, não é de acompanhamento psicoterápico. Trata-se de atendimento em caráter emergencial, com objetivo de ajudar a comunidade que necessitar de apoio, independente de sua condição social, religiosa ou gênero. O acompanhamento visa contribuir para psicoeducação do sujeito neste momento de crise.

Todos os atendimentos seguem as recomendações do Conselho Federal de Psicologia e são norteados pelo código de ética profissional.

A qualquer pessoa que esteja necessitando de apoio, esta deverá procurar o profissional de acordo com o horário que está disponível para atendimento. Caso o psicólogo esteja atendendo e haja mais de uma procura, o psicólogo reagendará o horário ou irá orientá-lo para procurar outro profissional na listagem.

*Apoio apenas para maiores de 18 anos.

Atendimento online

"Sobre a modalidade de Atendimento on-line (Resolução CFP nº 11/2018): Visando evitar o alastramento da pandemia da COVID 19, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) possibilitou que Psicólogas(os) prestem atendimento à distância (teletrabalho, atendimento on-line, atendimento telefônico, orientações por e-mail, etc.) sem a aprovação prévia do cadastro e-Psi. Porém, permanece a OBRIGATORIEDADE da realização do CADASTRO no e-psi.cfp.orb.br. A flexibilização de iniciar os atendimentos antes do seu cadastro ser analisado pelo seu Conselho Regional está prevista apenas para os meses de março e abril. A Resolução deixa explícita a inconformidade do atendimento pelos meios de tecnologia e informação às pessoas e aos grupos em situação de urgência e emergência (Art 6º). Situações de urgência e emergência (acolhimento imediato em situação de crise) devem preferencialmente ser atendidas de forma presencial por profissional ou equipes habilitadas para manejo de crise. Na impossibilidade do atendimento presencial, a(o) Psicóloga(o) deve compartilhar esta responsabilidade e encaminhar, assim que possível, para profissional ou equipes presenciais, comunicando o contato de referência da pessoa atendida."

Fonte de pesquisa ( 31 de março de 2020): https://site.cfp.org.br/nota-orientativa-asaos-psicologasos-trabalho-voluntario-e-publicidade-em-psicologia-diante-do-coronavirus-covid-19/

Apoio no mês de maio

InformeUrgenteCard-768x768.png
Orientativa-240x300.png
Contato
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now